WEBMAIL
Portal da Transparência
 
Quem Somos

PRADO FERREIRA

O Samae – Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto foi criado pela Lei nº 015/97 de 01 de Abril de 1.997, como o próprio nome diz é uma Autarquia Municipal, dispondo de Autonomia Econômica-Financeira e Administrativa.

Até o final da década de 80, o Sistema de Água existente em PRADO FERREIRA quando ainda era Distrito do Município de MIRASELVA, era muito precário.

Já no início da década de 90, mais precisamente no ano de 1.997, no quarto mês de mandato do primeiro Prefeito Sr. Aristides de Caires do então Município já denominado Prado Ferreira, foi criado o SAMAE, com o objetivo de resolver o problema da falta de água existente no recém criado Município e acabar com o sofrimento da população, que reclamavam e com razão da gravidade do problema, pois o sistema de Água que já existia era muito precário, faltava água todos os dias e muitas vezes a água que era distribuída não atendia aos padrões de potabilidade.

Após a criação do SAMAE, o Município firmou convênio com a F.N.S. Fundação Nacional de Saúde, que é um órgão pertencente ao Ministério da Saúde e cuja atuação se dá na área de Saúde e Saneamento. O referido convênio de Assistência Técnica e Administrativa ao Sistema de Abastecimento de Água e Esgoto do Município foi firmado através de Lei nº 04/97 do dia 22 de Janeiro de 1.997.

Com a participação efetiva da Prefeitura Municipal e em especial da F.N.S., foi possível a criação de um novo Sistema de Abastecimento de água para os munícipes. Todo o investimento para custear estas obras foi conseguido pela própria Fundação, a fundo perdido, junto ao Ministério da Saúde.

A Fundação Nacional de Saúde tem dado ao longo desses anos, uma cobertura integral à Autarquia, através de sua equipe técnico/Administrativa locada na Residência de Engenharia de Ibiporã e na Coordenadoria Regional da Fundação Nacional de Saúde em Curitiba.

FUNCIONAMENTO

O sistema de abastecimento de Água de Prado Ferreira tem sua captação em Poço Artesiano e em 400 metros de drenagem em minas subterrânea, situada numa área total de 625 m2, e área edificada de 28,82 m2 denominada Fazenda Água do Fuga, Esta Captação é composta por 02 conjuntos moto-bombas de eixo horizontal, com motores de 40 cv –220/380 v, 01 quadro elétrico de acionamento e comando do motores, com funcionamento alternado, distante a 1, 700 metros ate o tratamento sendo em rede de cano pba de 150 mm. Agora recentemente em 14 de Setembro de 2012, Neste mesmo local foi perfurado e ativado um novo poço de 82 metros de profundidade diâmetro de 06 polegadas com capacidade para 47 m3 por hora com conjunto moto-bomba submersível marca leão modelo R 40-8, com motor 20 HP – 220/380 V, 01 quadro elétrico de acionamento e comando, já ativado e em funcionamento.

Contamos também com 01 poço Se mi na Fazenda Ingá-Mirim com 130 metros de profundidade diâmetro de 06 com capacidade de 16 m3 por hora com conjunto moto-bomba submersível marca leão modelo R 16-8, com motor 08 HP – 220/380 V, 01 quadro elétrico de acionamento e comando de motor. Com uma extensão de 1.400 metros ate o tratamento sendo de rede pba 100 mm.

O segundo poço Semi-Artesiano localizado na Fazenda Mucunã com profundidade de 184 metros diâmetro de 06 com capacidade de 35 m3 por hora com bomba submersa da Marca Leão tipo Turbina com diâmetro interno 06 modelo 760/027/2238+S40-11 com uma rede de extensão ate o tratamento 1.700 metros sendo de rede pba de 150 mm.

Por se tratar de captação em poço artesiano e drenagem de minas subterrânea, a água apresenta ótima qualidade, exigindo um tratamento somente de cloração e fluoretação.

A estação de tratamento tem condições de tratar 16 litros de Água por segundo.

Contamos também com um mini-laboratório para análise físico/químico da água, onde fazemos diariamente análises de verificação do teor de cloro, flúor. Semanalmente enviamos amostras de água para o laboratório do CISMAE em Maringá, onde é feito análise completa da água, tanto Físico/químico como a bacteriológica, isso tudo para garantir à qualidade da água que é distribuída a população de nosso Município.